- Área: 1680 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Luis Gordoa
-
Fabricantes: CASTEL, Construlita, INTEC, Saint-Gobain, Vidafloor
Descrição enviada pela equipe de projeto. A especulação imobiliária, a inconsistência nos ordenamentos territoriais e as normas em constante mudança de usos do solo, reduziram a oferta residencial nos bairros populares da Cidade do México a ensaios repetitivos de habitações de área mínima, nas quais, em temos de qualidade, espaço e condições de vida, "menos é menos".
O projeto MC20, é planejado contra esta oferta habitacional de área mínima, e retoma a vocação tradicional de Popotla, gerando tipologias residenciais econômicas em dois ou três níveis, desenhadas para a vida residencial familiar.
Funcional e volumetricamente, o projeto se delimita ao lado norte e divide-se em dois blocos longitudinais independentes, criando pátios com iluminação natural e ventilação que, além da localização favorável do canto, permitem a ventilação cruzada e dão equilíbrio às diferentes casas em termos de privacidade, vistas e luz solar.
A estrutura é projetada com base em paredes externas de carga perimetral, permitindo um interior com grande espaço aberto e redução de custos de construção, complementando o projeto com lacunas de janela. A escada de circulação pública vertical é limitada a um caminho de dois níveis a partir do térreo, deixando de lado o uso de um elevador e otimizando recursos para obter melhor qualidade de espaços.
O ritmo estrutural é complementado por painéis de concreto que suportam os diferentes jogos de varandas e jardineiras na fachada, as quais estabelecem a relação com as residências do entorno.